Pré-matrículas para os cursos oferecidos pelo PRONATEC serão abertas a partir desta quinta-feira



Na próxima quinta-feira (24), das 08h às 12h e das 14h às 17h, serão abertas as pré-matrículas para os cursos de qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – do Governo Federal, inserido no Plano Brasil Sem Miséria. O Programa é coordenado a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), e em parceria com o SENAI e IF Sertão Petrolina e Rural. Ao todo, serão oferecidas 61 turmas, 1.440 vagas de curso qualificação.

Como fator de desenvolvimento social e garantia nas condições de trabalho em consequência da renda, os cursos profissionalizantes conferem preparo e inserção profissional dessa parcela da população. "A população deve compreender a importância de cursos como esses, que representam uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho, proporcionando geração de renda", declarou a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Adnair Viana.

Para participar do Pronatec – Brasil sem Miséria, o interessado deve cumprir alguns requisitos como estar inserido em qualquer programa do Governo Federal (Bolsa Família, Projovem), ser usuário dos serviços oferecidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O público alvo desta etapa do programa deve ter idade entre 16 e 59 anos.

Os interessados em se capacitar nas áreas de auxiliar administrativo, eletricista de instalador predial de baixa tensão, mecânico de manutenção de refrigeração e climatização doméstica, torneiro mecânico, eletricista de automóveis, mecânico de manutenção de motocicleta, devem comparecer a partir do dia 24 de maio na sede do Petrolina Cidadã, localizada na Rua Aristarco Lopes, nº 558, Centro, com os originais dos documentos pessoais do candidato (cédula de Identidade e CPF) e do comprovante de escolaridade, do Número de Identificação Social – NIS (Cartão do Bolsa Família), além de preencher corretamente a ficha de inscrição e ser residente e domiciliado no município de Petrolina.

Para confirmação de matrícula, os candidatos deverão obrigatoriamente apresentar cópias do certificado ou declaração de escolaridade, RG, CPF e comprovante de residência e duas fotos 3x4. A comprovação de matrícula será realizada posteriormente no SENAI Petrolina (Av. Monsenhor Ângelo Sampaio 267, Vila Eduardo, Petrolina – PE) e/ou IF Sertão Rua Coronel Amorim, 76 - 1º andar - Sala da Diretoria Acadêmica.

Para mais informações, os interessados podem acessar o edital publicado no site da Prefeitura de Petrolina: www.petrolina.pe.gov.br ou ligar para 87-3862-9224.


Texto: Iana Lima
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
22/05/2012


Prefeitura Municipal de Petrolina - Av. Guararapes, 2114 - Centro - Petrolina - PE

Copyright º 2010 Prefeitura Municipal de Petrolina. Todos os Direitos Reservados