Juventude

07/11/2011

Juventude de Petrolina é representada na II Conferência Estadual de Juventude

Durante todo o final de semana, jovens de 84 municípios de Pernambuco, entre eles representantes de Petrolina, participaram da II Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), tendo como o principal objetivo discutir as propostas dos jovens de Pernambuco que serão apresentadas em Brasília entre os dias 9 e 12 de dezembro, na Conferência Nacional. O evento aconteceu no Centro de Convenções – Olinda/PE.

Durante três dias, os 364 delegados (jovens com idades entre 15 a 29 anos, eleitos durante conferência municipal, regional, territorial e livres, realizadas de agosto a setembro) debateram sobre o Plano Estadual da Juventude. No encontro, foram discutidas cerca de 80 propostas que serão apresentadas em Brasília para serem integradas ao Plano Nacional da Juventude com prioridades para 2011-2015. Os jovens presentes no evento são líderes de movimentos sociais, gestores de juventude que representam comunidades como quilombolas, indígenas, terreiros, igrejas, estudantes, de áreas urbanas e rurais, entre outros.

“Pernambuco está mobilizando 12 mil jovens para lutar na esfera nacional, levando o que já temos no estado e o que desejamos para o futuro. A proposta é fortalecer a política pública para a juventude, é lutar para que os jovens tenham seu direito em plenitude”, afirmou a gerente de articulação da CEPPJ, Ana Maria de Andrade. Em Pernambuco 55% de sua população é de crianças e jovens, destes aproximadamente 30% são jovens.

Desde 2003, os jovens adquiriram na esfera nacional, uma Secretaria Nacional que está integrada à secretaria geral da Presidência da República, responsável em articular e propor programas e ações voltadas ao desenvolvimento dos jovens.

Petrolina realizou a sua Conferência Municipal da Juventude no dia 29 de agosto, sendo destaque em organização e planejamento entre as prefeituras do estado de Pernambuco. Durante essa gestão foi criado na Prefeitura um departamento de políticas públicas direcionadas à juventude, tendo como responsável o Superintendente Municipal de Juventude, Robson Rocha que participou da conferência junto com delegados do município. Ele destacou a necessidade de Petrolina estar presente na conferência. “É importante a juventude de Petrolina estar presente, sendo um porta-voz das discussões do nosso município, uma política descentralizada que a gente discute desde o início da atual gestão até hoje, trazendo essas propostas para nível estadual e defendendo para o nacional, esse é nosso foco e nos orgulhamos em poder representar nosso município nesta luta, como o tema já diz: Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos”, ressaltou.

Durante o encontro, foram discutidos cinco eixos sobre temas como educação, trabalho, cultura, comunicação, transporte, meio ambiente, qualidade de vida, entre outros. Aconteceu também a votação para a escolha dos 60 delegados pernambucanos que participarão da etapa nacional. Ainda na programação do evento foram realizadas palestras sobre economia, educação e diversidade e apresentações culturais.

Texto e Foto: Mônica Silvestre
Prefeitura Municipal de Petrolina
07/11/2011

Prefeitura Municipal de Petrolina - Av. Guararapes, 2114 - Centro - Petrolina - PE