Juventude

11/04/2011

Sedest participa de mesa redonda

Na manhã desta segunda-feira (11), uma mesa redonda realizada na rádio Emissora Rural fez parte da programação da Semana da Cidadania, que começou desde domingo (10) nas paróquias de Petrolina. Na ocasião, participaram do debate a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Tereza Virgínia de Carvalho, o Superintendente de Juventude, Robson Rocha, o Padre Givanildo José de Souza, da Paróquia Santa Luzia, o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional de Petrolina, Sinval Costa, o professor do Instituto Federal de Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão), Clésio Jonas Oliveira e a representante da Comissão do Setor Juventude, Gisele Soares.

Conduzida pelo radialista Marcelo Damasceno e pelo Pe. Givanildo José, a mesa redonda discutiu diversos temas referentes à juventude, dentre eles a segurança pública nas escolas, o perfil dos jovens brasileiros e as políticas públicas para a juventude.

A Secretária Tereza Virgínia apresentou diversas ações que o município de Petrolina tem desenvolvido em prol da juventude. “Desde 2009, o Prefeito Julio Lossio já investiu mais de R$ 4 milhões com qualificação profissional. Estamos cuidando das pessoas e em especial, dos jovens, para isso temos diversos programas e projetos, como Juventude e Cidadania, o Vida Nova – Centro da Juventude, Projovem Adolescente, Projeto ‘De Oito a Oitenta’, Projovem Trabalhador e o Justiça e Cidadania, que trabalha o enfrentamento aos diversos tipos de violência: escolar, exploração sexual e trabalho infantil. Além destes programas, temos o Nova Semente que cuida das nossas crianças e oportuniza as crianças o direito a uma boa alimentação, alfabetização e oportunidade de ter um futuro melhor vivendo em uma família com equilíbrio, promovendo a geração de renda e melhores condições de vida”, ressaltou.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no Brasil existem 51 milhões de jovens, na faixa etária dos 15 aos 29 anos, que representam 1/3 da população. De acordo com o Superintendente de Juventude, Robson Rocha, é de grande importância a participação da Sedest na Semana da Cidadania que é promovida pelo Setor da Juventude da Igreja Católica. “O tema ‘Juventude, terra viva’ e o lema ‘Da mãe terra, esperança e resistência’, nos fazem refletir sobre as questões ambientais e a participação de nós jovens, enquanto cidadãos, de como juntos podemos construir um mundo melhor para as futuras gerações”, destacou.

Desta terça-feira (12) até o dia 15, a Semana da Cidadania segue com a programação de encontros de reflexão nas escolas e comunidades. Sábado (16), haverá a participação dos jovens na Pedalada Saudável e, no dia 17 acontecerá o seu o encerramento.

O Prefeito Julio Lossio sancionou, no último dia 16 de março, a criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos, que é responsável por denunciar e monitorar os casos de violações dos direitos humanos ocorridos no município, bem como receber representações que contenham denúncias de violações de direito da pessoa humana.

Texto e foto: Luana Bernardes
Prefeitura Municipal de Petrolina
11/04/2011

Prefeitura Municipal de Petrolina - Av. Guararapes, 2114 - Centro - Petrolina - PE