Sec. da Mulher

15/04/2011

Prefeitura participa de capacitação

De terça a quinta-feira (12,13 e 14) deste mês, profissionais da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica participaram de uma capacitação promovida pela Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher de Petrolina e Universidade Católica de Pernambuco R11; UNICAP, visando sensibilizar a todos quanto ao atendimento e qualificação dos mecanismos de aplicação da Lei 11.340/06, denominada Maria da Penha.

Em Petrolina, 76 profissionais das mais diversas instituições e cidades circunvizinhas, como Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Exu, Dormentes, Afrânio, Salgueiro, Parnamirim e Verdejante, puderam entender melhor como funciona a Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica, tendo como foco a Lei Maria da Penha. A metodologia aplicada pela psicóloga Ilcélia Alves e pela estudante do curso de Direito da UNICAP, Natália Dias, foi bastante eficaz, utilizando-se de dinâmicas que buscavam proporcionando aprendizagem através do afeto.

De acordo com Ilcélia Alves, a capacitação em Petrolina teve o intuito de construir a interiorização dessa temática, ou seja, não centralizar somente em Recife. gFicamos felizes ao chegarmos aqui e perceber que a Secretaria da Mulher na pessoa da Secretária Maria dos Anjos fez toda uma articulação para que viessem, por exemplo, pessoas da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros uns dos principais setores da redeh, afirmou.

Para o sargento do Corpo de Bombeiros, Maurício Soares, e a soldado da Polícia Militar de Pernambuco, Larissa Mariano, a capacitação foi bastante proveitosa já que muitos ainda desconheciam a existência da Rede de Atendimento às Mulheres de Petrolina R11; RAMAPETRO, apesar da divulgação que vem sendo destinada a ela. gNós, policiais militares, às vezes nos deparamos com ocorrências de violência contra a mulher e não sabemos como proceder. Com essa capacitação, ficamos cientes de que existem outros órgãos, sua importância e suas funçõesh, declarou a soldado Larissa. gO maior legado que podemos levar daqui é o esclarecimento de como devemos tratar o ser humano enquanto vítima. Tivemos a abordagem de aspectos que não tínhamos desenvolvido antes por causa da rotina corrida pela qual passamosh, reforçou o sargento Maurício.

A Secretária Municipal da Mulher, Maria dos Anjos Fonseca, ressaltou a importância de poder participar da ação da Secretaria da Mulher do Estado. gPara nós, essa iniciativa representa a preocupação e o cuidado que vem sendo dado às mulheres não somente da região metropolitana e do Recife, mas também às sertanejas, guerreiras e fortesh, pontuou a secretária, que se diz sempre a postos para atender demandas como essa.

Texto e foto: Jaquelyne Costa
Prefeitura Municipal de Petrolina
15/04/2011

Prefeitura Municipal de Petrolina - Av. Guararapes, 2114 - Centro - Petrolina - PE