Petrolina é a única cidade do sertão de Pernambuco a receber o prêmio 'Prefeitura Transparente'

Graças ao grande nível de transparência nas despesas públicas e à facilidade de acesso ao portal da transparência, a Prefeitura de Petrolina foi a única do sertão de Pernambuco a ser agraciada com o prêmio ‘Prefeitura Transparente’. A premiação foi concedida pela Associação Transparência Municipal (ATM) para quatro prefeituras do Brasil, na última quinta-feira (30), na sede da Associação Brasileira dos Municípios, em Brasília.

O prêmio foi em reconhecimento às prefeituras que informaram à população de forma mais democrática e transparente, em portais na rede, sobre como usaram os recursos públicos de acordo com a Lei Complementar 131/2009 - Lei da Transparência. Dentre as cidades premiadas seis são da Bahia, uma de São Paulo e duas do estado de Pernambuco em diversas categorias.

Na avaliação dos portais, foram levados em consideração a facilidade na identificação do hotsite da transparência a partir do site da respectiva prefeitura, a clareza das informações, a obediência ao Decreto nº7185 quanto à atualização dos dados, a riqueza no detalhamento das despesas, e a aplicação de funcionalidades como a participação on-line da população, e a busca por palavras-chave e fornecedores.

“Estamos muito felizes com a premiação. É um momento importante para Petrolina, uma vez que fomos o único município do sertão a receber o prêmio. Sempre trabalhamos com transparência com o dinheiro público e a todos os processos licitatórios. Todas as informações estão sempre disponibilizadas no portal da transparência para que a população possa ter acesso ao destino do dinheiro público”, ressaltou o prefeito Julio Lossio.

ATM – De atuação nacional, a ATM tem como finalidade desenvolver e implantar política pública de transparência administrativa. A entidade foi declarada de utilidade pública estadual pela Lei nº 12.169, de 20 de janeiro de 2011.

Texto: Mirela Costa
Prefeitura Municipal de Petrolina
31/05/2011

Prefeitura Municipal de Petrolina - Av. Guararapes, 2114 - Centro - Petrolina - PE