Prefeitura  Prefeitura de Petrolina
logo petrolina

FENAGRI recebe estande de Agricultura familiar

A FENAGRI é o maior evento para a agricultura irrigada do Nordeste. A Feira tem uma  área com 10 mil metros quadrados onde foram montados 150 estandes,o evento é reconhecido pela tecnologia e pela quantidade de participantes que reúne no período da sua realização.

 Durante a Feira serão realizados Minicursos, Encontro de Negócios, Vila da Agricultura Familiar e o Seminário Agroindústrias no Vale – bases legais e tecnológicas para expansão de mercado, além da exposição de produtos e serviços.

O programa de aquisição de Alimentos (PAA) de Petrolina, estará expondo na FENAGRI o que se colhe com a agricultura familiar e  que faz parte da aquisição do Programa, como também mostrará as diversas vertentes que dão sustentabilidade ao sucesso do PAA no município. Petrolina se destaca desde 2010 dentre as cidades com maior volume de recurso do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e faz parte das cidades do país que implementaram a modalidade de compra institucional, criada em 2012 .

O Secretário Executivo de Segurança Alimentar em Petrolina, Dario Lopes, que esteve reunido com a secretária de Cidadania, Adinair Viana, para finalizar os detalhes da exposição do Programa na FENAGRI, falou da sua satisfação em participar da Feira. “O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA alavanca a economia como um todo, proporcionando um melhor desenvolvimento econômico da agricultura familiar. Poder participar e mostrar isso na FENAGRI, só nos enche de orgulho e satisfação. Mostraremos como funciona o Programa e como alcançamos esse sucesso com o PAA no município” , disse o secretário.

Para o prefeito Julio Lóssio, o destaque do município dentre as cidades com maior volume de recurso do PAA, só vem reforçar a luta pelo direito a alimentação adequada. “Eu acredito realmente na força da agricultura familiar, e tenho certeza que as ações que temos desenvolvido através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA na cidade, vêm fortalecendo o combate a fome e fomentando o direito a alimentação saudável”,disse Lóssio.

A assessoria em conversa com a gerente da Unidade do Sertão do São Francisco do SEBRAE, Edneide Libório, a administradora  destacou a realização do Encontro de Negócios, que vai aproximar a produção da agricultura familiar, as agroindústrias e o comércio regional, além de reunir instituições financeiras, de desenvolvimento rural e programas de compras governamentais. “O SEBRAE  também vai viabilizar a realização de três caravanas técnicas, onde mais de  100 produtores agrícolas de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó, estarão visitando a FENAGRI ”, adiantou Edneide Libório.

Cauby Fernandes-  Assessoria de Cidadania
25.05.2016

Destacando a agricultura familiar, Lossio abre oficialmente 26ª Fenagri

Duas novidades foram apresentadas na Feira de Agricultura Irrigada no governo Lossio. A primeira a parceria com o SINTRAF  (Sindicato da Agricultura Familiar de Petrolina), realizador da feira junto coma Prefeitura Municipal de Petrolina e a segunda a idéia de realizar a Fenagri a cada dois anos, a partir desta edição, com o intuito de fortalecer o evento. “Muitos acreditavam que a Feira era apenas do grande, mas mostramos que isso não acontece aqui no Vale. A prova é a participação ativa da agricultura familiar na 26ª Fenagri”, declarou o prefeito Julio Lossio durante abertura oficial do maior evento de agricultura da Região.
O prefeito agradeceu a todos os parceiros presentes e especialmente a Isália Damasceno presidente  do SINTRAF. “Trago como lição a orientação do  saudoso deputado Osvaldo Coelho e procuro governar olhando para o pequeno, nesse caso a agricultura familiar que tem um trabalho expressivo na cidade, sem querer desmerecer os grandes empreendedores da Agricultura Irrigada que tem seu espaço garantido na Feira”, expôs.
Lossio foi mais enfático ao dizer que Petrolina é uma cidade pujante por que tem um modelo irrigação que soube distribuir lotes para pequenos, médios e grandes produtores, o que, segundo o gestor municipal: "criou em uma classe média consolidada, que exige melhores hospitais, praças, escolas e que levou à chegada de uma universidade federal. Isso é o que faz uma cidade crescer”, avaliou o prefeito.
O representante do Governo Federal, o secretário nacional de Irrigação, José Rodrigues Dória comentou que já participou de vários eventos pelo país, mas que ficou surpreso com o potencial da Feira e da cidade para o quesito agronegócio e agricultura familiar. “Existe um estudo, que estamos terminando de avaliar, que afirma que, daqui a 15 anos, 50% do alimento do mundo sairão do Brasil”, adiantou o secretário, prevendo Petrolina como uma das cidades que podem se beneficiar com essa projeção.
O prefeito Julio Lossio encerrou agradecendo ainda a todos que prestigiaram o evento que movimenta  a cidade este final de semana, e as autoridades constituídas que vieram a Fenagri. Estiveram na abertura da Feira, os deputados federais, Guilherme Coelho e  Adalberto Cavalcanti, o deputado estadual, Lucas Ramos, a prefeita de Afrânio, Lúcia Mariano, o vereador Ednaldo Lima, Simone de Pinho,  superintendente regional da Caixa Econômica Federal,  o superintendente regional da Codevasf, Expedito Pereira Filho, além de Rafael Coelho, diretor da FIEPE, Ana Cláudia Dias, diretora do Sebrae - PE, Marcos Ticianeli, do Banco do Brasil, Jaílson Lira, da Câmara de Fruticultura, Isália Damacena, presidente da Sintraf (Sindicato da Agricultura Familiar de Petrolina).
 A Fenagri 2016 continua até sábado (28), com seminário, minicursos, Vila da Agricultura Familiar e exposições. Nesta quinta-feira (26), a partir das 16h, o Sebrae promove o Encontro de Negócios com foco na agricultura familiar, e a estimativa de movimentar negócios na ordem de R$ 5 milhões.
 
Por Lidiane Souza

Foto: Gilson Pereira

Secretaria de Cidadania participa do Dia do Desafio

Toda equipe da Secretaria de Cidadania, da Prefeitura de Petrolina, parou as atividades, por cerca 15 minutos, na manhã da última quarta-feira (25) para fazer um alongamento em referência ao Dia do Desafio. Funcionários e pessoas que estavam na sede da Secretaria participaram da atividade.

 O estudante Luiz Carlos Lopes aprovou a ideia. “Não conhecia o dia do desafio, mas gostei da proposta porque nos ajuda a lembrar de praticar exercícios, já que na correria do dia-a-dia muitas vezes esquecemos, e o alongamento é um ótimo exercício porque faz o nosso corpo acordar”, ressaltou. 

O prefeito Julio Lossio destacou a importância da data e o quanto a prática de exercícios físicos pode contribuir para a saúde. “O Dia do Desafio é uma ótima oportunidade para nos mobilizarmos coletivamente em torno da atividade física, que é tão importante para o nosso bem estar e nos dá ânimo e força durante a rotina diária. Petrolina tem participado ativamente da comemoração todos esses anos, e isso é gratificante, porque através dessa data podemos não só cuidar da nossa saúde, mas também manifestar alegria, solidariedade e união”, concluiu. 

O Dia do Desafio tem como objetivo combater o sedentarismo e conscientizar a população sobre a importância da prática regular de atividades físicas para a manutenção da saúde. Durante o evento, cidades de diversos países disputam entre si para ver quem consegue mobilizar o maior número de cidadãos. Em Petrolina, serão realizadas atividades nas Unidades de Saúde durante todo o dia.

George Lôla- Estagiário
Cauby Fernandes -Assessoria de Cidaadania
26.05.2016

Destaques
+ notícias