Prefeitura  Prefeitura de Petrolina
logo petrolina

Prefeitura de Petrolina recolhe e recebe pneus

A Prefeitura de Petrolina, através das Secretaria de Infraestrutura, informa que está com uma ação de recolhimento de pneus no município. O objetivo é diminuir o risco de criadouros do mosquito da dengue. Nesta quinta – feira, 11, a equipe recolheu pneus na estrada da Tapera.
 
 
 
As pessoas que quiserem descartar pneus devem levá-los até a Usina de Asfalto, depósito da Prefeitura, ponto de recebimento de pneus -  localizado na Avenida Jatobá, ao lado do Centro Zoonoses, lá eles estarão devidamente guardados, longe do acúmulo de água e da proliferação do mosquito.
 
Lembrando que as pessoas podem ligar também para o número 3864-9003, solicitando o recolhimento dos  pneus. Nesse período de chuvas, o cuidado deve ser ainda maior, por isso, por medidas de segurança, as pessoas que mantiverem ambientes propícios ao desenvolvimento do mosquito receberão multas.
 
 
 
A secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima, informa que o recolhimento de pneus na cidade não é de competência da prefeitura e que toda revendedora é obrigada por lei a dar o destino final aos pneus que lançam no mercado. “Porém, atendendo um pedido do prefeito Julio Lossio e a sua determinação de promover a limpeza da cidade, estamos mobilizando uma equipe para realizar este serviço”.
 
 
 
Segundo a resolução nº 416 de 30 de setembro de 2009, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, para cada pneu novo comercializado para o mercado de reposição, as empresas fabricantes ou importadoras deverão dar destinação adequada a um pneu inservível. Além disso, a resolução veda o armazenamento de pneus a céu aberto.
 
 
 
“A grande quantidade de pneus encontrados em locais inadequados tem se tornado um grave problema para a saúde pública, visto que este recipiente é considerado por pesquisadores um dos melhores criadouros para o mosquito Aedes aegypti', bem como insetos e roedores”, acrescentou o Gestor Municipal, Julio Lossio.
 
 
 
Texto: janaina Paiva
 
Ascom/Seinfram – 11.02.2016

CCZ de Petrolina dá início ao Programa de Controle de Escorpiões

 Com o objetivo de orientar a população e evitar possíveis ataques de escorpiões, o Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina (CCZ) implementou o Programa de Controle de Escorpiões. A ação se desenvolve a partir de demanda da população e atividades de busca ativa.
 
“Nosso grande foco é atender as demandas da população, por isso a importância de registrar sua solicitação através do 156 (ouvidoria) ou na Vigilância Sanitária, através do telefone 3864-4774. Já as ações de busca ativa são feitas a partir de casos notificados nos últimos três meses”, explica o médico veterinário do CCZ, Washington Luiz.
 
Em 2015, 103 acidentes com escorpião foram notificados pela Secretaria de Saúde, sendo 81 dos casos na zona urbana. “Esse programa vem para reforçar as ações do CCZ, em especial, na zona urbana onde estão quase 80% dos casos. A gestão Julio Lossio procura sempre ofertar novos serviços que atendam às necessidades da população”, disse a secretária de Saúde, Lucia Giesta.
 
 
 
Algumas medidas preventivas são:
 
·         Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar;
·         Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados
·         Não jogar lixo em terrenos baldios;
·         Eliminar fontes de alimento para os escorpiões como baratas, aranhas, grilos
·         Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado
·         Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões;
·         Rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas
 


Gabriella Moura
Assessoria de Imprensa

Secretário faz balanço e reforça sucesso do Carnaval de Petrolina

Durante quatro dias seguidos (06 a 09/02) a Prefeitura Municipal organizou mais uma edição do Carnaval de Petrolina. Ao final dos festejos, todos os indicativos oficiais e a sensação de quem acompanhou a festa foi de sucesso total. 

É o que reafirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção. “O carnaval proposto pelo prefeito Júlio Lossio tem o formato ideal pra preservar a cultura local, e dar espaço para as famílias e jovens brincarem de forma sadia e segura”, pontuou. 

A média de público de acordo com a organização foi de 15 mil pessoas por noite, sendo registrado um maior volume na segunda e terça de Carnaval. A festa contou com foliões tanto da cidade quanto da região, como a juazeirense Antonilma Castro (50) e sua filha, Nara Almeida (19), que curtiram 3 dias de folia na Praça da 21, pois se encantaram com a tranquilidade e a proposta musical do espaço. 

Além do grande movimento nos bares e restaurantes do Circuito, para cerca de 120 vendedores ambulantes que trabalharam no Carnaval o lucro foi garantido. O vendedor de espetinhos, Eudes da Costa Brito (36), contabilizou mais de 300 unidades vendidas em cada noite de festa. “Trabalho com espetinhos há 8 anos e este Carnaval foi bastante movimentado”, afirma. 

Os indicativos oficiais também confirmam um Carnaval muito tranquilo. O Tenente Tinoco, do Corpo de Bombeiros, relatou menos de 5 atendimentos em ocorrências leves durante os quatro dias de festa. O Major Costa, da Polícia Militar, também afirma que não houve nenhuma ocorrência grave, apenas algumas apreensões por excessos, e registros de furtos. 

O secretário Jorge Assunção, em nome do Prefeito Julio Lossio, faz questão de agradecer a todos os envolvidos pelo sucesso do Carnaval. “A beleza do evento é resultado de um trabalho coletivo, da Prefeitura, das Polícias militar, Civil e Rodoviária, dos Bombeiros, enfim, e toda a sociedade, aos Blocos, ambulantes, músicos, pessoal da limpeza, crianças que abrilhantaram a festa”, reforçou Jorge. 

Ricardo Alves
Ascom PMP/Sedesa

Destaques
+ notícias