Através do programa Petrolina Cuida, as boas notícias na área da saúde não param. Desta vez, o setor beneficiado será o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que ganhará duas Ambulâncias de Suporte Básico- TIPO B.
De acordo com a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, os veículos, frutos de emenda parlamentar, são destinados ao transporte inter-hospitalar de paciente de urgência, que não necessita de intervenção médica no local ou durante transporte até o serviço de destino. Com um investimento de R$ 410 mil, as ambulâncias serão usadas para renovar a frota existente no órgão.
A secretária destacou ainda que, no início da gestão do prefeito Miguel Coelho, o município recebeu uma Unidade de Suporte Avançado (USA).
“Recebemos o SAMU com sua frota sucateada. Com muito esforço fizemos a manutenção dos veículos; compramos macas e terminamos a reforma, equipamos e inauguramos a sede, já que o órgão funcionava em um prédio alugado e improvisado”, lembrou.
Ambulâncias Sociais
Além do investimento no SAMU, a Prefeitura de Petrolina, também através de emenda, investiu R$ 1 milhão na compra de 16 novas ambulâncias. Destas, 14 são do Tipo A – veículo destinado ao transporte de pacientes que não apresentem risco de morte; uma van mista com adaptação para cadeirantes e outra para transporte coletivo.
Fotos: Jonas Santos